vale a pena o saque do FGTS

O saque do FGTS vale a pena? E como aproveitar melhor o dinheiro?

Durante a semana o governo anunciou a liberação do saque do FGTS. Mas, afinal, vale a pena sacar o dinheiro? E, como aproveitar essa oportunidade para organizar as finanças?

Receber um dinheiro que não estamos esperando é sempre bom. Mas, melhor ainda é saber utilizá-lo com disciplina e inteligência, a fim de evitar um endividamento e garantir saúde financeira.

A seguir, entenda como funciona a nova medida provisória e como aproveitar o dinheiro da melhor forma!

Quem pode fazer o saque do FGTS?

O saque do FGTS, que antes era possível somente na demissão sem justa causa ou em casos específicos como a compra de um imóvel ou aposentadoria, a partir de setembro, estará disponível para todos os trabalhadores contratados no regime CLT. O valor disponível para saque chega a até R$ 500. 

A medida vale tanto para os colaboradores que estão trabalhando com carteira assinada, ou seja, que possuem contas ativas no FGTS quanto para aqueles que possuem contas inativas, correspondentes a empregos antigos. O trabalhador tem direito de fazer o saque em todas as contas de FGTS que tenham saldo disponível.

De acordo com as regras de rendimento e com a taxa básica de juros em vigor, vale a pena usar esse valor para colocar na poupança, por exemplo, já que o rendimento é maior.

Saque aniversário

A nova medida também inclui um novo modelo de saque, chamado “saque aniversário”, em que os trabalhadores podem optar por sacar uma parcela do fundo todos anos a partir de 2020.

Nesse caso, você não terá acesso ao valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Portanto, é preciso ter cautela antes de optar por essa modalidade, já que é necessário esperar o período de 2 anos para voltar ao modelo anterior.

Como tirar o máximo proveito do seu FGTS?

Priorize o pagamento das dívidas

Se você já possui dívidas e está com sua vida financeira comprometida, o dinheiro do FGTS pode te ajudar a colocar tudo em ordem. Veja qual é o montante total e tente negociar um desconto com o banco para o pagamento da dívida à vista.

Ao quitar suas dívidas, você vai poder organizar melhor sua vida financeira e focar na criação de uma boa reserva financeira para o futuro. Não se esqueça de priorizar as dívidas que possuem taxas de juros mais altas.

Agora, se você está livre de dívidas e quer usar o FGTS a favor da saúde financeira, existem muitas alternativas inteligentes:

Evite gastar por impulso

Evite utilizar o valor sacado para realizar compras por impulso, pois isso pode contribuir para o descontrole financeiro e dívidas. Seja cauteloso e determine suas prioridades.

Tenha em mente quais projetos você deseja realizar e trabalhe nisso. O valor do FGTS pode te ajudar a tirar seus planos do papel, como adquirir um automóvel, realizar um curso técnico ou, talvez, reformar sua casa. Entretanto, é necessário controlar os gastos e focar no seu objetivo.

Invista em um uma renda extra

Que tal aproveitar o dinheiro inesperado para investir em uma segunda renda e aumentar o orçamento? Essa é uma boa opção para

Garanta uma reserva de emergência

Se você está com as contas em dia, o valor do seu FGTS pode se transformar em uma boa reserva para o seu futuro.Ter uma reserva financeira é essencial para gastos imprevistos, como problemas de saúde ou até um possível desemprego.

Para consultar seu saldo do FGTS e saber se você tem direito ao saque, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal ou ir até uma agência mais próxima.

O que achou das dicas? Já sabe onde vai investir o dinheiro do saque do FGTS? Se quiser mais dicas de como organizar suas finanças e manter um controle financeiro, continue acompanhando nossas postagens!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *