como economizar no supermercado

Como economizar no supermercado? Confira algumas dicas!

Todo mundo que já fez compras em um supermercado sabe bem que a tarefa é das mais complicadas. Além do tempo necessário para selecionar e pagar os produtos, existe o risco de se gastar mais do que o previsto. Para evitar um rombo no orçamento, você precisa saber como economizar no mercado.

Continue com a leitura e conheça 3 dicas essenciais para realizar as compras mais econômicas da sua vida!

empréstimo consignado privado

1. Faça uma lista de compras detalhada

A primeira e mais importante dica consiste em algo simples: jamais vá ao mercado sem uma lista de compras. Para que essa listagem de produtos proporcione economia, ela precisa conter exatamente todos os itens necessários naquele momento.

De posse da lista, você deve ir ao mercado com a única missão de encontrar todos aqueles produtos. Após achar um item, risque-o da lista e parta para o próximo. Simples assim!

Quanto mais detalhada for a lista, menor será a possibilidade de esquecimentos. É muito comum a cena em que a pessoa passa por um produto essencial, mas que não está na lista.

Como ela já está no mercado, fica mais prático levar o produto naquele mesmo dia. Porém, fique atento! Se você “esquecer” de inserir muitos itens na sua lista, é bem provável que o valor final da compra seja bem diferente.

2. Pesquise os preços de todos os produtos

Essa pesquisa já começa em casa. Ao finalizar a lista de produtos essenciais, você precisa ter uma estimativa dos preços de cada item. Com uma consulta na internet, você conseguirá chegar ao preço médio das mercadorias.

Na dúvida, sempre arredonde os valores para cima. Isso evitará surpresas na hora de o caixa informar o valor da compra.

3. Descubra os dias promocionais

Os supermercados sempre fazem promoções. No entanto, existe uma espécie de rodízio de promoções entre os departamentos do estabelecimento.

Se você quiser, de fato, economizar no mercado, é necessário conhecer os dias promocionais de cada setor. Caso ir ao mercado várias vezes no mês pode ser inviável, você pode optar por aquele dia que ofereça as melhores promoções.

Entenda que as “melhores promoções” serão aquelas relacionadas aos itens de maior valor agregado da sua lista (lembra-se dela?). Há pessoas que gostam de ir ao mercado no chamado dia do sacolão ou varejão.

Nessas ocasiões, o preço de frutas, verduras, legumes e afins despenca. Nunca é demais lembrar que essa linha de mercadorias pode pesar no preço final. Isso se deve a oscilação de preços de certos itens, como o tomate. Além disso, o dia do sacolão também é o melhor para encontrar produtos frescos, pois eles costumam chegar ao mercado naquele dia.

Depois de aprender a como economizar por meio dessas 3 dicas, você ainda precisa se lembrar de três coisas adicionais:

  • não ir ao mercado acompanhado de crianças – elas vão, invariavelmente, pedir muitos produtos ausentes da lista;
  • não ir ao mercado quando você estiver com fome – nessa condição, certos produtos se tornaram ainda mais irresistíveis do que o habitual;
  • rever a organização das suas finanças.

Com todas estas dicas, você já sabe como economizar no supermercado. Desse modo, é possível preservar uma boa parte do seu salário. Afinal, boa parte do nosso dinheiro é consumida na aquisição de produtos do setor alimentício.

Conhece alguma outra dica importante para economizar no mercado? Então, deixe um comentário aqui para a gente!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *